Sobrevivência em SP

Confira informações importantes sobre a selva de pedra (as vezes chamada de São Paulo).

A cidade de São Paulo

São Paulo é uma cidade muito diversa, com vários pontos culturais interessantes e gratuitos. Há bastante coisa para se fazer ao redor da USP e ao redor da cidade!

Durante as três semanas da EcoEscola, nossas atividades se concentram na Cidade Universitária, mas recomendamos que os participantes aproveitem a programação cultural paulistana aos finais de semana.

Atentem-se ao variado e alto custo da cidade, especialmente em relação a alimentação. Um misto quente em uma lanchonete, por exemplo, varia de R$ 5,00 a R$ 25,00. Recomendamos que, sempre que possível, comprem os itens para alimentação em mercados.

Visão geral do centro da cidade de São Paulo, próximo ao prédio Altino Arantes (Banespa). Fonte: Caio Pimenta/SPTuris.
Disponível em: https://cidadedesaopaulo.com/wp-content/uploads/2018/01/Banespa-Altino-Arantes_0611_Foto-Caio-Pimenta_90-1.jpg..

Tempo em São Paulo e durante a EcoEscola

A 5ª edição da EcoEscola ocorrerá durante o verão paulistano, marcado por tempo (muito) úmido e temperaturas em torno de 25 a 30°C. As temperaturas máximas facilmente chegam a 35°C, por isso tragam roupas leves e confortáveis e sapatos abertos. Mas lembre-se: o tempo em São Paulo é imprevisível (especialmente caso haja alguma frente fria) e o campus da USP é muito arborizado. Recomendamos trazer guarda-chuva ou capas de chuva e algumas roupas mais pesadas caso faça frio.

Transporte público e particular em São Paulo

O transporte público de São Paulo conecta os principais pontos da cidade. Rodoviárias e aeroportos estão conectados às linhas de ônibus, metrô e/ou trem (CPTM). Em qualquer uma das modalidades (ônibus, metrô e trem), a passagem custa R$4,40. As diversas estações de metrô e trem oferecem integração gratuita entre as linhas, mas a integração entre transporte sobre trilhos e ônibus é tarifada!

A USP fica próxima às estações Butantã (Linha 4 - Amarela) e Cidade Universitária (Linha 9 - Esmeralda). Da estação Butantã, sai o ônibus 8022-10, que circula por toda a Cidade Universitária. Os ônibus 701U-10, 702U-10 e 7725-10, que saem de diferentes pontos da cidade, também entram no campus.

Caso você opte por transporte particular, você pode utilizar apps de transporte particular como Uber ou 99taxi, que normalmente saem mais em conta do que utilizar os táxis comuns da cidade.

Caso prefira transporte público, como ônibus ou metrô, você tem muitas opções. Para pessoas fora de São Paulo, há a opção de utilizar o cartão TOP, que substituiu o antigo cartão BOM. Embora o Bilhete Único ainda exista, uma boa opção para turistas e pessoas que ficam na cidade de São Paulo por algum tempo é o Cartão Fidelidade, que funciona como Bilhete Único mas que só pode ser utilizado nos metrôs e trêns da cidade.  A parte boa desse cartão é que ele recebe descontos com suas recargas, que só podem ser feitas em números de oito, vinte e cinquenta viagens. Confira os sites a seguir para mais informações:

Para conferir as rotas de ônibus, pontos de transferência e localização das estações, utilize aplicativas voltados para mobilidade urbana (Google Maps, Moovit, etc.) ou os sites do governo da cidade e do estado (SPTrans, Metrô, CPTM) por meio dos seguintes sites oficiais:

Hospedagem durante a EcoEscola

Opções de hospedagem em São Paulo atendem a diferentes estilos e orçamentos.

Caso você tenha dinheiro disponível, sinta-se livre para achar hostels, pousadas ou até mesmo hotéis na cidade.

É comum que pessoas que residem nos arredores da Cidade Universitária ofereçam hospedagem por períodos curtos, principalmente na época de férias. Você pode encontrar anúncios de vagas nos seguintes sites e páginas em redes sociais. Use os botões abaixo para visitar algumas delas:

Tentaremos obter vagas no alojamento do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP) para o máximo número de alunos que participarão da EcoEscolas, mas é importante lembrar que somos financiados por diversos grupos ligados à USP, o IB e o governo federal, e dessa forma, nem sempre conseguiremos verbas para tudo e todos.

Dessa forma, o alojamento do CEPEUSP aceita reservas individuais e tem diária mais barata que a de um hostel ou pousada tradicional. As reservas podem ser feitas pelo e-mail alojacepe@usp.br ou pelo telefone (11)3091-3554. Veja o regulamento aqui.

Dica importante para todos que virão: caso você fique no CEPEUSP, repúblicas, alojamentos ou pensões, é recomendado que tragam seus próprios lençóis, cobertores, travesseiros e toalhas, além de produtos de higiene pessoal como sabonete, xampus, escova e pasta de dente. Tragam também seus próprios cadeados para garantir a segurança dos seus pertences!