EcoEscola
Escola de Ecologia da Universidade de São Paulo

InstagramFacebookTwitterYouTubeEmail

Obrigado a todes que participaram da 5ª EcoEscola!
O evento foi incrível, e nada teria sido possível sem a participação de cada um que fez parte!

Estamos nos preparando para a 6ª edição, em 2025.
Aguardem mais informações!

Conheça a Escola de Ecologia da
Universidade de São Paulo

A Escola de Ecologia da USP (EcoEscola) é um curso teórico-prático de pesquisa em Ecologia, que abrange tópicos de ecologia geral e fundamentação da metodologia científica, sendo um evento totalmente organizado pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo (PPGE-USP).

Voltada para estudantes de graduação, recém-formados na área de Biologia e afins, professores do ensino público e recém-ingressantes de cursos de Pós-Graduação em Ecologia, a EcoEscola é uma ótima oportunidade para aprimorar conhecimentos em Ecologia Geral, conhecer linhas de pesquisa na área desenvolvidas dentro do Instituto de Biociências da USP, desenvolver habilidades de elaboração e execução de projetos e conhecer potenciais laboratórios para o ingresso e troca de conhecimentos durante a Pós-Graduação.

A EcoEscola é para mim?

A Escola de Ecologia da USP será ideal para você se você:

A EcoEscola é divida em dois módulos. Confira-os a seguir:

Módulo 1: Ensino por Aprendizagem Ativa e apresentação das linhas de pesquisa

No primeiro módulo, serão ministradas aulas de Ecologia Geral que estejam relacionadas aos tópicos das linhas de pesquisa no PPGE-USP. As aulas serão intercaladas com curtas apresentações sobre as pesquisas sendo executadas pelos discentes do PPGE-USP que são relacionadas aos tópicos vistos em aula. Além dos discentes do programa, essas atividades podem contar com a participação de ex-alunos, pós-doutorandos e docentes convidados.

Módulo 2: Método hipotético-dedutivo e experimentação prática em Ecologia

O segundo módulo consiste em um curso teórico-prático sobre planejamento e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Serão ministradas aulas sobre elaboração de perguntas e testes de hipóteses, delineamento amostral e experimental, análise de dados, argumentação científica e apresentação de resultados, com o trabalho sobre o pensamento crítico e a capacidade de argumentação. Além das aulas, os alunos irão elaborar projetos durante o curso, realizado sob orientação dos discentes do PPGE-USP com um mini-simpósio aberto ao público, no qual os alunos da EcoEscola irão apresentar seus resultados.

Onde e quando vai ser a EcoEscola?

A EcoEscola ocorre em São Paulo, Brasil, todo ano.

A próxima edição ocorrerá no verão de 2025. Aguarde mais detalhes no futuro!

Confira abaixo outras páginas importantes da Escola de Ecologia da USP!